A  Secretaria da Mulher já está em pleno funcionamento no Paço Municipal. Taciana Medeiros, que está à frente da pasta, já está articulando diversos projetos  para promover o enfrentamento à violência, saúde e outras ações destinadas à promover a autonomia econômica das mulheres gravataenses. A Secretaria está alinhada com os propósitos da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério da Justiça e Cidadania (SEPM) .

Criada no ano de 2003 em Brasília, a SEPM tem como principal objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação. Além do enfrentamento à violência, a secretaria  trabalha em ações integradas, para promover a autonomia econômica das mulheres,  à saúde integral e reprodutiva, a educação para a igualdade entre homens e mulheres e ampliação da participação nos espaços de poder.

Em Gravatá, a secretaria da Mulher trabalha em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), onde  uma psicóloga  faz o acolhimento das mulheres em situação de violência e risco.” As mulheres que sofreram ou sofrem qualquer tipo de violência e abuso, podem procurar o CREAS, localizado na rua Sérgio Loreto, atrás do Memorial de Gravatá, ou ligar para a central Nacional de atendimento”, disse Taciana.

Neste mês de janeiro a Secretária Municipal da Mulher está realizando diversas visitas em Órgãos Públicos divulgando o seu papel e formando parcerias entre todas as esferas do poder para o enfrentamento da Violência de Gênero e Familiar. Taciana diz que já dispõe de um levantamento de dados com informações colhidas  na Secretaria Assistência Social, CREAS, Delegacia Municipal e Defensoria Pública e já foi formalizada uma parceria como a Coordenadoria da Secretaria Estadual da Mulher.

” Visitamos também  a Promotoria de Gravatá, onde fomos atendidas pela Promotora Fernanda Nóbrega. Uma reunião esclarecedora, onde debatemos sobre o papel de cada órgão e firmamos uma importante parceria para trabalhar em conjunto no combate à violência contra a mulher na nossa cidade”, disse Taciana.

SAIBA MAIS:

Datas comemorativas
08 de Março – Dia Internacional da Mulher
07 de Agosto – Aniversário da Lei Maria da Penha
Outubro – Campanha Contra o Câncer de Mama
25 de Novembro Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres

A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Ligue 180 – é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato), oferecido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, desde 2005.

Horário de funcionamento24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here