em profissionais entre professores e coordenadores pedagógicos

participam da capacitação que ocorre na escola Amenayde Farias

A Prefeitura de Gravatá, no Agreste, por meio da secretaria de Educação, promove no próximo sábado (29), na Escola Amenayde Farias, situada na Rua 7 de Setembro, Centro, às 8h30m, o Seminário de Apresentação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Este é o quarto ano de parceria entre o município e o Ministério da Educação (MEC), através da Universidade Federal de Pernambuco e, Centro de Estudes em Educação em Linguagem. A iniciativa oferece formação alfabetizadores de todo o país.

Em 2016, Gravatá estará oferecendo, formação a 100 professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos,  com objetivo de  fazer  cumprir a  META  3  do Plano Municipal de Educação que, trata da alfabetização de todas as crianças,  até o 3º ano do Ensino do Fundamental.

No ano de 2013,  o foco da formação foi Alfabetização em Linguagem. Em 2014, Alfabetização em Linguagem Matemática e, em 2015 o tema central foi a Interdisciplinaridade e Direitos de Aprendizagem. Nesta nova etapa, 2016, irá tratar de Currículo, Avaliação e Progressão no Ciclo de Alfabetização.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – Tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até os 8 anos. O PNAIC é uma ação do governos Federal, em parceria com os governos estaduais e municipais. O objetivo é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Ao aderir ao PNAIC, os entes governamentais se comprometem em alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática. Em contrapartida, os municípios recebem do MEC, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (CEEL/UFPE), formação continuada presencial para os professores Alfabetizadores (dos 1º aos 3º anos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here