Desde a semana passada a prefeitura iniciou um forte trabalho para remover as toneladas de lixo e entulhos que estão espalhados por todos os bairros da cidade e também nas estruturas e espaços públicos da Prefeitura. O mutirão reúne funcionários efetivos e contratados da administração e a utilização de todas as máquinas e equipamentos disponíveis. A operação vai exigir um forte empenho devido a quantidade enorme de resíduos acumulados  e a falta de organização do sistema de coleta e destinação do material.

 Hoje, a operação está acontecendo no Bairro São José, onde 18 profissionais  estão trabalhando com o apoio de uma caçamba e uma retroescavadeira. São toneladas e mais toneladas de lixo e entulho depositados ao longo da mata ciliar  que estão sendo recolhidos e encaminhados ao seu destino correto. Até restos de sofá e outros móveis e objetos domésticos de tamanho considerável estão entre os entulhos jogados nas ruas

Os técnicos da Prefeitura estão avaliando alguns espaços de criação de porcos instalados no local e que poluem o rio e atraem mosquitos e outros bichos nocivos a saúde humana. O direcionamento é para que estes criadouros sejam relocados para áreas com essa finalidade para melhorar as condições sanitárias do bairro e evitar uma série de doenças com a dengue, chikungunya entre outras.

As equipes só sairão do local quando a limpeza estiver finalizada, para então se deslocarem para outros bairros. Para o secretário de obras, a colaboração da população é fundamental para manter a cidade limpa e organizada.”Vamos ordenar horários e locais de coleta e informar a todos. A Prefeitura fará a sua parte, mas é preciso que todos tenham a consciência de que ao jogar lixo e entulhos nos locais errados, estará prejudicando toda a comunidade. Além de deixar a cidade com aspecto descuidado a ponto de afastar os que visitam o município”, afirmou Ricardo Cardim, que ainda disse que a situação é muito crítica em todos os bairros de Gravatá e também no Aterro Sanitário, que vem durante muito tempo operando de forma inadequada deixando o lixo à céu aberto gerando um odor insuportável para que mora no entorno, além de animais peçonhentos e urubus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here