Além dos Equipamentos de Proteção, uniformes e mochilas foram 

entregues aos profissionais que atuam diariamente na saúde pública

 A Prefeitura de Gravatá, no Agreste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem conseguido grandes conquistas para a saúde pública. Com o apoio do Governo do Estado, por meio de emendas, convênios e também com recursos próprios, as melhorias acontecem em todos os setores. Na manhã de quarta-feira (26), na quadra poliesportiva da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias (EREMPAF), o gestor Mário Cavalcanti, acompanhado da secretária de Saúde, Adelaide Caldas, entregou uma Sprinter zero KM, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uniformes para todos os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Na ocasião, participaram da ação os secretários de Governo, Comunicação e Imprensa, Tercília Vila Nova, e Desenvolvimento Sustentável e Agricultura, Laurinaldo Félix.

Mário Cavalcanti agradeceu aos agentes de saúde pela confiança e falou das dificuldades para conseguir atender às reivindicações das categorias. “É um momento de emoção, e de satisfação entregar esses equipamentos aos servidores da saúde. Há meses que somos cobrados pelos sindicatos, sabíamos que eles tinham razão e o direito de trabalhar com os EPIs, uniformes e transporte de qualidade. Apresentamos as condições que o município se encontrava e que não poderíamos atender de imediato. Com muito esforço e dedicação da equipe da Secretaria de Saúde e da gestão da intervenção, conseguimos realizar a entrega e garantir melhores condições de trabalho para todos eles”, destacou.

 O veículo entregue para uso de transporte dos Agentes de Combate às Endemias, uma Sprinter Zero Km completa, custou R$ 138 mil e foi adquirido com recursos do Governo do Estado. Os uniformes e EPIs totalizaram mais de R$ 107 mil e foram adquiridos com recursos do SUS. Ao todo, foram entregues 426 camisetas polo, 402 camisas manga longa de proteção UV, 244 coletes, 228 bonés, 228 bolsas e mochilas, e para o laboratório de esquistossomose foram entregues 100 luvas, 80 máscaras e 10 jalecos.

“É com muito trabalho, muito esforço e grande alegria que hoje entregamos os uniformes, EPIs e o veículo aos servidores. A gestão da intervenção se preocupa em regularizar os serviços, e garantir um atendimento de qualidade. Para isso, é necessário cuidar dos profissionais que realizam os serviços e fazem a saúde pública acontecer. Por meio de emendas parlamentares do deputado Waldemar Borges, Emenda Federal e convênio com o Governo do Estado, iremos realizar muitas obras e aquisições para melhorar a saúde de Gravatá”, enfatizou a secretária de Saúde, Adelaide Caldas.

Para a comissão representante das categorias, esse momento é de grande alegria e uma vitória de todos os gravataenses. “Estamos há 11 meses reivindicando os EPIs e outras solicitações que são direitos dos servidores. A gestão da intervenção nos recebeu com boa vontade, participamos de diversas reuniões, criamos uma mesa de negociações e hoje estamos colhendo frutos de todo o esforço e trabalho para a melhoria das condições de trabalho dos servidores municipais”, destacou a presidente da Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde (AMACS), Tatiana Fradique.

Marcelo de Brito, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Gravatá participou da entrega dos equipamentos e agradeceu ao empenho da gestão em atender as solicitações dos servidores. “Nós buscamos o melhor para todos nós e consequentemente para a cidade. O nosso objetivo é buscar garantir o que é nosso de direito, e com a gestão da intervenção tivemos a oportunidade de discutir as solicitações, e contribuir para os Projetos de Lei que garantem os direitos dos servidores. É um momento de alegria ver que a gestão se preocupa com os servidores e estão cumprindo com o que foi prometido”.

O presidente da Associação dos Agentes de Combate às Endemias (AMACEG), Antônio Manoel agradeceu ao interventor, Mário Cavalcanti e a secretária de saúde, Adelaide Caldas pela entrega dos uniformes e EPIs, e enfatizou o agradecimento à entrega do veículo que será utilizado no transporte dos ACEs. “Entre tantas solicitações, uma dificuldade que a categoria enfrentava era o transporte. Muitas vezes saímos em veículos sem boas condições de segurança e que poderia até causar acidente com os servidores. Hoje estou muito feliz e agradeço em nome de todos os agentes por este veículo novo, que garante segurança, conforto e tranquilidade para todos nós”, enfatizou.

 O sentimento de felicidade estava estampado nos rostos dos servidores da saúde que batalharam por melhorias nas condições de trabalho. A agente de combate às Endemias, Zenaide Silva, falou da alegria em contar com os novos EPIs e um transporte seguro. “Há 11 anos que sou ACE e nunca vi um veículo novo para a nossa categoria. Estou muito feliz em saber que teremos a garantia do deslocamento para o campo em um transporte confortável e seguro”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here