Prefeitura entrega certificado de conclusão do Curso de Formação da SDS à Guarda Municipal de Gravatá

0
189

O interventor, Mario Cavalcanti participou da solenidade que aconteceu

no auditório do Colégio das Irmãs Salesianas nesta sexta-feira (23)

A Prefeitura de Gravatá, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social, realizou o curso de formação ao Comando da Guarda Municipal de Gravatá. Na manhã desta sexta-feira (23), o interventor de Gravatá, Mário Cavalcanti entregou aos agentes da GM, os certificados de conclusão. A solenidade aconteceu no auditório do Instituto Nossa Senhora de Lourdes (Salesianas), na Avenida Joaquim Didier, Centro e contou com a participação de secretários municipais, representantes da Polícia Militar, Bombeiros Militar e os agentes da Guarda Municipal. Na ocasião, o gerente Geral de Articulação Institucional e Integração Comunitária da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE), Manoel Caetano e o gerente de Integração e Capacitação da SDS/PE, coronel Fernando Correia, também participaram da entrega dos certificados.

O curso de formação da Guarda Municipal de foi realizado em Gravatá, sob a supervisão do Campus de Ensino Mata, da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES) e teve como base, a matriz curricular para formação de guardas municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Divido em três módulos, a capacitação teve carga horaria de 360 horas/aula. Todos os instrutores compõem o cadastro estadual de especialistas no conhecimento e ensino de temas relacionados à defesa social, empregados em todos os cursos de formação, capacitação e especialização das corporações estaduais.

Mário Cavalcanti, interventor do município, agradeceu ao Governo do Estado pela sensibilização com o Comando da Guarda Municipal de Gravatá. “É com muita satisfação que concluímos esse curso para a nossa Guarda Municipal. Esse foi um gesto de grandeza e reconhecimento à Gravatá feito pelo governador, Paulo Câmara, junto com a SDS, que se sensibilizaram e proporcionaram essa formação. Gravatá conta com um dos comandos mais bem formados em Pernambuco, graças ao empenho dos profissionais que se dedicaram tanto no ensino, quanto os agentes na formação. Todos estão de parabéns e nós da intervenção agradecemos ao Governo do Estado por mais uma ação grandiosa”, destacou.

O gerente Geral de Articulação Institucional e Integração Comunitária da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE), Manoel Caetano falou sobre o convênio com a Prefeitura que trouxe o curso de formação para a Guarda Municipal, com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública. “Nós aplicamos o curso de acordo com a matriz nacional, que divide em três módulos: básico, EAD e operacional. Os agentes da Guarda Municipal de Gravatá tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura e atribuições com base na Lei 13.022, que é o Estatuto Nacional de todas as Guardas Municipais do Brasil. Com a qualificação, os guardas estão preparados para atender da melhor maneira, toda a população e as pessoas que visitam a cidade”, explicou.

Para o subcomandante da Guarda Municipal, Rinaldo Francisco da Silva, a qualificação foi muito valiosa para o comando. “Todos nós da Guarda Municipal estamos satisfeitos com a conclusão do curso. Nos sentimos honrados por sermos a primeira GM a participar dessa formação com a equipe da ACIDES. Com a formação, nós temos um norteamento para desenvolver um melhor trabalho. Já passamos por capacitações anteriormente, mas não com uma base como essa. Tivemos aulas de fundamento jurídico, legislação de trânsito, guarda comunitária, entre outras temáticas”, disse.

A Guarda Municipal de Gravatá foi fundada em dezembro de 2008 e, hoje, conta com um efetivo de 76 agentes que trabalham na função de segurança patrimonial e na educação no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here