Na manhã desta terça (21), dia Internacional da Síndrome de Down, a prefeitura de Gravatá lançou as bases para o projeto do Centro de Atendimento a Portadores de Deficiência.

As secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social estão trabalhando em rede para atender os 225 alunos que precisam de atenção especial. O Centro contará com atividades físicas, reabilitação (fisioterapia, fonoaudióloga, terapia educacional, psicológico), assistentes sociais, encaminhamento para recursos sociais, cursos profissionalizantes, inserção do aluno na Rede Municipal e conscientização da importância da família no apoio.

O prefeito Joaquim Neto falou sobre a iniciativa.

“A Prefeitura está assumindo a responsabilidade e executando um trabalho que é seu, nós vamos trazer  essas pessoas e cuidar com responsabilidade e carinho. Deus nos deu a chance de poder ajudar, então vamos trabalhar.” Disse o prefeito.

Uma das pioneiras no atendimento às crianças com necessidades especiais no município, mãe de um portador de paralisia cerebral, Maria da Conceição há 26 anos fundou o SERC e hoje está junto à prefeitura neste trabalho de cuidados e inserção aos portadores de deficiência.

“É um privilégio contribuir com essa equipe, vamos romper barreiras e trabalhar o processo de inserção e capacitação para que eles ganhem autonomia, como aconteceu com o meu filho. A base familiar e o apoio da sociedade é fundamental no desenvolvimento, é preciso incluir, incentivar, tirar a ideia de segregação.” Disse Conceição.

O trabalho de inserção dos alunos portadores de deficiência na rede regular de ensino já está acontecendo no município desde janeiro, o número de funcionários do Núcleo de Apoio Educacional Especializado foi triplicado para atender com maior qualidade.

Na ocasião o prefeito entregou a representantes de entidades e funcionários da secretaria de Saúde uma cartilha  com as Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down.

“Essa cartilha contém as informações necessárias para auxiliar numa melhor triagem e formas de atendimento às pessoas com Síndrome de Down nas Unidades de Saúde do Município.” Disse Dr. Luís Tito.

Estavam presentes no evento os secretários Ana Patrícia (Educação), Ana Lourdes (Desenvolvimento Social), Dr. Luís Tito (Saúde), Aarão Neto (Meio Ambiente), Eliane Macedo (Imprensa), o diretor do Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, Dr. Cleto Gilberto e dezenas de representantes das secretarias participantes e pais de crianças com deficiência.

A inauguração do espaço deverá acontecer na próxima segunda (27), às 10h, no prédio do Parque Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here