Designer Felipe Taborda explica as origens dessa arte e compara com os signos da internet

O apresentador Aderbal Freire-Filho entrevista o designer Felipe Taborda no programa Arte do Artista desta terça (13), às 21h30, na TV Brasil. O papo é sobre essa atividade que muitos associam à era industrial, mas que já existia antes da escrita. Eles destacam que os primeiros trabalhos nesse sentido foram as obras hoje chamadas de arte rupestre.

“Sempre se fez desin. Os primeiro habitantes da Terra que faziam lanças ao lapidar uma pedra fizeram design. A roda que veio muito depois também é. A roupa projetada para se agasalhar do frio é outro exemplo. O termo é recente e data da revolução industrial”, ensina o especialista.

Felipe Taborda compara aquelas manifestações artísticas da pintura rupestre como os signos utilizados hoje em dia na era da internet nas redes sociais. Ele se refere a imagens que ultrapassaram milhares de anos e ficaram como desenhos e marcas deixadas nas paredes de cavernas.

“Os desenhos das caças dos antílopes nas cavernas podem ser infográficos também. Alguém ensinando a outros como caçar. Os ideogramas chineses são, na verdades, peças de design. Eles simbolizam coisas. Se você pular no tempo, os emojis, por exemplo, não são uma novidade contemporânea. É uma linguagem atual, mas que não vai substituir as outras. É apenas mais uma. Todas as linguagem somam-se”, explica o designer.

Durante a conversa, Felipe Taborda também recorda grandes momentos de sua carreira como aqueles em que misturou associou design e teatro como na revista “Cadernos de Espetáculos”, editada nos anos 1990 e que tinham capa e projeto gráfico de sua autoria.

Entender os passos da trajetória do convidado pode ajudar o público do programa da TV Brasil a perceber toda a dimensão das mudanças que o design sofreu, antes e depois do computador, e através de tantos suportes diferentes como CDs, revistas, capas e livros.

Serviço:

Arte do Artista – segunda (13), às 21h30, na TV Brasil.

Arte do Artista – segunda (13) para terça (14), à 3h15, na TV Brasil.

Arte do Artista – sábado (18) para domingo (19), à 0h30, na TV Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here