Em Gravatá, no Agreste, escolas da rede municipal de ensino estão vivenciando o projeto “Escola Solidária”, no qual os alunos promovem ações de solidariedade aos idosos do município que vivem na Casa Beneficente Vicente Soares (Abrigo dos Velhinhos), situado na Avenida Cícero Batista de Oliveira, 2315, Centro. Os estudantes fazem apresentações culturais, atividades lúdicas, e brincadeiras. .

A secretária de educação, Maria Angela, explica o objetivo do projeto, “Através deste projeto, esperamos estimular a solidariedade, compreender a realidade social, aprender a valorização do ser humano e despertar nos estudantes o significado de empatia, respeito, solidariedade e amor ao próximo. Assim, estão sendo feitas campanhas nestas escolas para arrecadar materiais de higiene e limpeza para ajudar o abrigo dos idosos”, disse.

Tendo em vista a função da escola, em contribuir com a formação humana, o Projeto “Escola Solidária”, mobilizou onze escolas da Rede Municipal para realizarem ações de solidariedade aos idosos do nosso município entre os meses de outubro e novembro de 2016. As escolas participantes são: Escola Amenayde Farias, Capitão Jose Primo, Francisco Galdino Chaves, Intermediaria D. Dom Paulo Hipólito de Souza Libório, Escola Municipal da Serra, Intermediaria Joao Paulo I, Escola Mons. Jose Elias de Almeida-CAIC, Escola Cônego Eugênio Vilanova, Edgar Nunes Batista, Escola José Batista de Melo, Centro de Formação do Menor Carmem de Oliveira e Silva – ODIP.

O interventor, Mário Cavalcanti, elogiou a iniciativa, “Solidariedade não significa apenas reconhecer a situação delicada de uma pessoa ou grupo social, mas também consiste no ato de ajudar essas pessoas desamparadas. Pessoas que, muitas vezes, são esquecidas por familiares e principalmente pela comunidade em que vive”, declarou.

A Prefeitura apoia o projeto, no qual se espera a sensibilização dos alunos para a generosidade e solidariedade, não apenas em itens de doações, mas principalmente a atenção e respeito quanto a análise do conceito de cidadania. A responsável pelo Projeto é Alcione Maria de Souza, Psicóloga da Secretaria Municipal de Educação

.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here